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ATPC DE EDUCAÇÃO ESPECIAL POR POLO

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PROJETO – ATPC POR PÓLOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

OBJETIVO
Orientar os Professores quanto:
       às ações específicas junto aos alunos com necessidades educacionais especiais.
      à diferenciação de dificuldade X distúrbio de aprendizagem

JUSTIFICATIVA
            O compromisso com o processo de escolarização de todos os alunos, na perspectiva da escola inclusiva, consolida ações que refletem o momento atual de importantes mudanças onde se reafirma a convicção de que grande parte das necessidades educacionais especiais dos alunos pode ser adequadamente atendida na escola regular.
            Nesse momento importante de mudança de paradigmas, impõe-se uma ampliação dos conceitos tradicionalmente concebidos, dentre elas a adaptação. A adaptação se faz em duas vias tanto do aluno com NEE quanto do escola que o acolherá. No entanto, a atuação sistemática e fundamental da adaptação curricular não tem ocorrido principalmente pelo fato do professor não ter formação específica.
Os professores, elementos fundamentais no estabelecimento do vínculo entre a criança e a escola e nas relações interpessoais, devem ser capacitados para promover novas metodologias integradas ao projeto pedagógico, que contemplem e equilibrem conteúdo curricular com o desenvolvimento e valorização de habilidades e competências.

DESENVOLVIMENTO
            Diante do exposto acima, foram propiciadas Orientações Técnicas aos Professores Coordenadores de todas as escolas durante os anos 2009, 2010 e 2011. No entanto, devido a razões diversas, verificou-se que através do método homologia de processos não foi suficiente para capacitação e formação dos professores.
            Atuar diretamente com esses profissionais configura-se como a situação ideal para viabilizar, implantar e implementar a cultura da inclusão escolar para  garantir o envolvimento e o desenvolvimento de ações descentralizadas nesse caminho a percorrer, por estarem estes próximos aos alunos com NEE e por acreditarmos que:
·         todos na escola são responsáveis pela evolução de cada aluno, independentemente das dificuldades que se apresentem;
·         todos os professores têm habilidades e conhecimentos que devem ser usados para dar apoio aos esforços dos demais, a fim de garantir o sucesso de todos os alunos;
·         todos os alunos se beneficiam da participação e convivência com os colegas;
·         a avaliação das necessidades dos alunos é uma parte regular do planejamento curricular e didático para todos os professores e profissionais da escola.
Tal ação necessita de um cronograma para assegurar que todas as escolas sejam atendidas. Desenvolvemos uma logística onde ocorrerão duas Orientações Técnicas em forma de ATPC por Polo:
1 – Identificando o aluno com defasagem, dificuldade de aprendizagem e o aluno Deficiente Intelectual - 2º semestre de 2013.
2 – Subsídios teóricos e práticos de adaptação curricular aos alunos com NEE – 1º semestre de 2014.
Cada polo será composto por dois setores tendo em média dez professores de cada escola que serão encaminhados por adesão.
Segue anexo o cronograma e composição dos polos.
Educação Especial

Taboão da Serra, Agosto de 2013.
Material do ATPC disponível para Download
Atividades: download
Vídeo sobre Dislexia:Download
Vídeo "Mudanças de Paradigmas na Educação" :Download
Texto de sensibilização:Download
Sites de atividades: ImagemSite de DicasSolMétodo Fônico